Cultura Germânica e o Parque Aldeia do Imigrante

Postado por: Alles Berg
Categoria: Sem categoria

A cidade de Nova Petrópolis começou a ser colonizada a partir de 1858, por imigrantes oriundos dos “Estados Alemães”: Pomeranos, Saxões, Renanos e Boêmios do Império Austro-Húngaro. Além destes, alguns franceses das regiões fronteiriças com a Alemanha, holandeses, belgas, poloneses, russos, irlandeses e escoceses que haviam fugido dos Estados Unidos devido à Guerra da Sucessão, também se instalaram por aqui.

Estes imigrantes, apesar de toda a sua diversidade, começaram a criar um novo processo cultural específico para a região, através de elementos importados de seus antigos países mistos com elementos da própria região, vindos especialmente dos tropeiros que desciam a serra com seus animais em busca dos centros urbanos.

Não é difícil, portanto, encontrar cidadãos da cidade que ainda falam um dialeto da língua alemã, nos diferentes tipos de comércio, nas praças e, principalmente, no interior da cidade. A língua é ensinada até hoje nas escolas, passando esse conhecimento e orgulho das origens para as novas gerações. As construções da cidade também lembram a arquitetura típica da época.

Para quem quer conhecer mais sobre a cultura alemã, o Parque Aldeia do Imigrante, no coração da cidade, é o lugar certo. O parque inaugurou em 1985 e possui a missão de resgatar e preservar o passado histórico desses imigrantes alemães que colonizaram a região de Nova Petrópolis. Surgiu através das comemorações dos 150 anos da imigração Alemã no Estado, que ocorreram em 1974, com um desfile cívico que expôs trajes, móveis, utensílios e diversos outros itens que representavam a cultura alemã. A partir destas comemorações, a comunidade percebeu a importância e o valor histórico desses bens, e assim, foi dado início a um processo de construção de um parque que alocasse as mais variadas atrações da comunidade germânica.

Hoje o parque é composto por duas aldeias, e possui completa infraestrutura, com restaurantes de culinária típica alemã, apresentações de bandinhas típicas e construções no estilo enxaimel, tradicional da época. Tudo em meio a uma natureza exuberante. O parque é destino obrigatório para quem visita a cidade de Nova Petrópolis.

E aí? Ficou com vontade de conhecer mais sobre a cultura germânica? Nosso hotel também foi construído em homenagem à história e ao resgate da cultura alemã! Venha se hospedar no Hotel Alles Berg e aproveite para apreciar de perto mais a história e origens de nossa cidade!

Deixe um comentário