Na última semana sugerimos a Rota Romântica como um passeio especial, ideal para casais, para famílias ou para fazer com amigos. Enumeramos cinco cidades, considerando que o passeio comece na capital gaúcha, Porto Alegre.
Hoje, falaremos um pouco mais da Rota, saindo da região metropolitana e seguindo o passeio em direção à Serra Gaúcha. Grande parte destas cidades possui menos de seis mil habitantes, conservando no seu povo e na arquitetura local as origens germânicas!
A cidade vizinha de Dois Irmãos é Morro Reuter, um ótimo local para uma pausa culinária! Lá você poderá conhecer diversos restaurantes que servem comidas típicas alemãs, além dos famosos cafés coloniais. Nesta cidade, você poderá visitar armazéns construídos há mais de cem anos nos estilo enxaimel, ou se encantar com as vistas exuberantes dos vales e montanhas, através do Mirante Belvedere ou do Morro Felskopf, de onde é possível avistar até a cidade de Porto Alegre!
Além destas, para os amantes de arte, sugerimos uma visita às igrejas e catedrais da cidade e ao Atelier Flávio Scholles, onde você poderá conhecer o próprio artista e também as suas obras. E, se prefere a arte em meio a natureza, um passeio incomparável é o Parque de Mosaicos Caminho das Serpentes, uma bela amostra de beleza e criatividade.
Pertinho dali se encontra Santa Maria do Herval, uma comunidade que vive, basicamente, do cultivo da batata, sendo esta o motivo da maior festa da cidade que ocorre todos os anos no mês de maio. Ali ainda é possível encontrar e desfrutar da Cascata do Herval, uma queda d’água com mais de 125 metros de altura.
Seguindo o caminho, teremos as cidades de Presidente Lucena, sendo o Morro do Pedro sua principal atração, e de Linha Nova. Ambas possuem um clima típico da região, lembrando o clima das montanhas, casas no estilo enxaimel e várias trilhas com cascatas nos seus arredores. E, às margens da BR 116, está Picada Café, que
ostenta seu famoso moinho, cartão-postal da cidade. Logo na chegada da cidade, ainda na BR 116, está a Tenda do Umbú, com lanches, almoços, produtos coloniais e local de encontro famoso entre os motoqueiros de todo o estado. É comum passar nos finais de semana e ver a tenda repleta de motos e motoqueiros.
Já para quem gosta de caminhar e fazer trilhas, existem dois roteiros turísticos no local, Caminhos de Fé e Sabores e Cafés da Colônia. E, por várias vezes ao ano, a Secretaria Municipal de Turismo promove edições do Caminhos e Trilhas, para os apaixonados pela natureza de todas as idades conhecerem melhor os entornos da cidade. Perto do centro é possível chegar ao Morro do Vento, lugar com vista incrível, além de shows e atrações o ano inteiro.
Gostou de nossas dicas? Venha conhecer de perto esse pedacinho do paraíso! E fica ligado no blog que semana que vem falaremos das demais cidades da Rota!