Moinho de história e cultura alemã!

Postado por: Alles Berg
Categoria: Sem categoria

Hoje nossa dica para conhecer em Nova Petrópolis se trata de um passeio cultural, mergulhando na história local. Estamos falando do Moinho Rasche, construído no ano de 1953. O Moinho pertenceu a família Rasche, descendentes dos imigrantes alemães que colonizaram toda a região. Eles trabalhavam moendo cereais, em especial o milho e o trigo, chegando a produzir cerca de 4 mil quilos de farinha por dia! Tal quantia era algo surpreendente para a época e para a região.

Imagem do exterior do Moinho! Fonte: https://turismo.novapetropolis.rs.gov.br

O prédio do antigo moinho é dividido em dois pavimentos. O subsolo possui paredes feitas para darem sustentação a todo o prédio, junto com o moinho. Elas possuem cerca de 50 centímetros e sua espessura também ajudava a evitar a umidade, preservando por mais tempo os materiais feitos de madeira. Era ali que a energia era gerada, fazendo o moinho funcionar. No outro andar eram armazenados os materiais e a farinha já pronta para comercializar.

Por muito tempo o Moinho permaneceu fechado, sendo alvo de invasões de vândalos. Assim, em 2005, após uma mobilização dos cidadãos locais junto à Prefeitura, foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal e a partir de então começou a sua restauração. Em 1º de maio de 2008 foi reinaugurado e oferece, desde então, um passeio histórico na evolução tecnológica dos meios de produção e manufatura.

O museu se localiza na BR 116, bem pertinho da entrada da cidade e no local é possível fazer uma visita guiada, sem custos. Além da restauração externa, foi instalado um espaço para café e uma sala de exposição do maquinário utilizado na moagem de cereais na época.

Maquinário utilizado na época; uma viagem no tempo! Fonte: https://turismo.novapetropolis.rs.gov.br

Gostou? Então, quando vier para Nova Petrópolis, conheça um pouco mais da cultura regional visitando o Moinho Rasche!

Aproveite e se hospede no Hotel Alles Berg, a sua estadia na Serra Gaúcha!

Deixe um comentário