Um passeio de contemplação da natureza!

Postado por: Alles Berg
Categoria: Sem categoria

Para os amantes da natureza, nossa dica desta semana é uma visita pelo interior de Nova Petrópolis, cidade conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha, por seu colorido nas ruas, praças e avenidas.

Além de todo o encanto que encontramos no centro da cidade e principais avenidas, Nova Petrópolis reserva ótimas surpresas, escondidas em meio a natureza. Por isso, sugerimos hoje um passeio de contemplação do meio-ambiente local, que começa na localidade de Linha Imperial, no sentido do centro para Gramado, na altura do Km 7 da RS 235.

As pedras mós com homenagens aos imigrantes. Fonte: www.novapetropolis.rs.gov.br

Ali está localizada a cascata Johann Grings que impressiona, não pela sua atura ou queda d’água, mas pelo seu valor histórico, pois todo o seu entorno embelezado com pedras, é uma homenagem aos imigrantes alemães vindo da região de Wiebeshein no ano de 1862, que estavam incumbidos de construir moinhos no Brasil.

As pedras mós vieram de Picada Café, ou seja, rolaram morro acima, pois na região só haviam pedras de arenito. No mesmo riacho foi construído o primeiro moinho da região, no qual funcionava uma serraria. Perto dali está a “Bica”, de onde a água sai de uma rocha que, dizem os moradores antigos do local, nunca secou. Além de nunca secar, a água da Bica é muito gelada e corre a lenda de que ali fica a primeira “geladeira” da comunidade, na qual os moradores gelavam seus vinhos e cervejas.

Um passeio encantador, no meio da natureza. Fonte: www.novapetropolis.rs.gov.br

Na cascata é constantemente feita manutenção, na qual a Prefeitura é responsável por cortar plantas e aparar as hortênsias, além da limpeza das pedras e organização geral.

Perto dali, junto a Praça Theodor Amstad, está o acesso ao Pinheiro Multissecular, outro atrativo localizado em meio a natureza, que possui mais de 1000 anos!
O Pinheiro (Araucaria angustifolia) possui quase cinquenta metros de altura e diversas pessoas tentam desafiá-lo para conseguirem abraçá-lo: em geral, são necessários sete adultos para contornar o Pinheiro com um abraço.

O local fica em uma área privativa, mas a sua visita é permitida das 8h às 19h, desde que o local seja respeitado como um santuário natural. O Pinheiro é o mais antigo conhecido na região e quase único de sua espécie, tornando-o assim, ainda mais especial!

O Pinheiro Multissecular, mais de mil anos de história. Fonte: www.novapetropolis.rs.gov.br

Gostou de nossas sugestões? Então, venha fazer um passeio em meio a natureza e conhecer um pouco mais dessa cidade surpreendente! Venha conhecer e curtir Nova Petrópolis, o Jardim da Serra Gaucha! Aproveite e se hospede conosco, na melhor estadia da região!

Deixe um comentário